Criado na UFCG, projeto para retirar sal da água do mar é alternativa para o fim da seca - Jornal Diário do Curimataú
Criado na UFCG, projeto para retirar sal da água do mar é alternativa para o fim da seca

Criado na UFCG, projeto para retirar sal da água do mar é alternativa para o fim da seca

COMPARTILHE

Alisson Correia – Portal Correio -


A respeito da pureza da água extraída do mar, principalmente quando há relatórios semanais da Sudema indicando poluição em algumas praias do estado, Képler garante que o sistema de purificação por membrana é altamente eficiente e não só retira o sal, como também todos os microorganismos nocivos.

O coordenador do Labdes lembra que a dessalinização da água vem sendo utilizada no exterior, como em cidades dos Estados Unidos e na Venezuela, onde uma usina para essa finalidade está sendo construída para fornecer 200 mil litros de água por segundo, a 550 km da capital Caracas.

No Nordeste, ele diz que há 1.860 sistemas de dessalinização instalados. Além de fornecer água portável para consumo, a ferramenta pode melhorar a economia local, com agricultura e irrigação. A ideia também é levada para comunidades distantes, como na região Norte, onde o Amapá já tem populações beneficiadas com a purificação de água por membranas poliméricas.

Na comunidade rural de Uruçu, em São João do Cariri, a 216 km de João Pessoa, cerca de 600 pessoas são beneficiadas com um sistema de dessalinização para água extraída de poço. Segundo o doutor, a ideia é replicada na comunidade Santa Luzia, na cidade de Picuí, a 250 km da Capital, onde outras 1100 pessoas também deve receber nos próximos meses água potável por meio desse método.

“Acredito nesse sistema como uma solução viável para o abastecimento de água no mundo. Além de ser barato, é bastante eficiente quanto à filtragem. Apesar dessa alternativa, é importante que as pessoas utilizem a água de forma consciente e que os gestores não deixem de lado as opções de desenvolvimento sustentável que protejam o planeta e garantam qualidade de vida”, finaliza Kepler.