EMATER-PB discute produção de maracujá em Nova Floresta - Jornal Diário do Curimataú
EMATER-PB discute produção de maracujá em Nova Floresta

EMATER-PB discute produção de maracujá em Nova Floresta

COMPARTILHE
Secom-PB -

Em uma ação desenvolvida pelo escritório da Emater Paraíba no município de Nova Floresta, com acompanhamento da coordenadoria regional de Picuí, foi realizado na sexta-feira (12) um encontro com agricultores familiares que trabalham com a cultura do maracujá.

A programação contou com uma palestra sobre o maracujazeiro, proferida pelo extensionista rural Rui Medeiros que, na ocasião, foi homenageado pela sua aposentadoria e desligamento da empresa onde trabalhou durante 30 anos.

Estiveram presentes, o diretor técnico da Emater Paraíba, Vlaminck Paiva Saraiva, no exercício interino da presidência; o chefe da coordenadoria de Comunicação e Metodologia, Severino Henriques de Lima; o coordenador regional da Emater em Picuí, Fernando Guedes, e todos os técnicos da empresa na região.

Na palestra, o engenheiro agrônomo Rui Medeiros, que há 17 anos trabalha com a cultura do maracujá, abordou todo o processo do cultivo, desde o preparo do solo e período de crescimento da planta até a colheita e a comercialização dos frutos.

O técnico abordou vários tratos culturais, começando pelos sistemas de plantio, controle das principais pragas da região (formiga preta, lagartas, mosca do botão floral e ácaro vermelho), sistema de irrigação, adubação e a melhor forma de colheita.

Os agricultores aprenderam ainda como controlar as doenças como verrugose, antracnose, podridão do colo, murcha de fusarium, viroses (vírus do endurecimento do fruto, mosaico do pepino e pinta verde ou definhamento), e outras recomendações indispensáveis a uma boa produção.