Transmissão de cargo de reitor do IFPB será nessa quinta-feira (28) - Jornal Diário do Curimataú
Transmissão de cargo de reitor do IFPB será nessa quinta-feira (28)

Transmissão de cargo de reitor do IFPB será nessa quinta-feira (28)

COMPARTILHE
Ascom -
Cícero Nicácio do Nascimento Lopes, novo reitor
Quem assume é o professor Cícero Nicácio do Nascimento Lopes

A solenidade de transmissão do cargo de reitor no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) para o docente Cícero Nicácio do Nascimento Lopes será realizada nessa quinta-feira, 28 de agosto, às 19h. O local é o Auditório da Reitoria, no bloco anexo à Casa Rosada, na Avenida João da Mata, em Jaguaribe.

O evento é uma forma simbólica de transição do mandato do professor João Batista de Oliveira Silva porque Cícero Nicácio já foi empossado oficialmente pelo ministro da Educação, Henrique Paim, no dia 21 de agosto, em Brasília. Ele foi eleito em segundo turno, em junho, para um mandado de quatro anos à frente do IFPB.
A instituição tem mais de 22.000 estudantes, em diversos níveis e modalidades de ensino, e cerca de 1000 servidores, entre professores e técnico-administrativos. Além do tradicional ensino técnico, são cursos superiores, mestrado em engenharia elétrica e duas especializações. O IFPB tem atuação em 10 campi, com projeto de expansão para outros sete municípios, e a presença em mais de 60 cidades através de cursos de qualificação profissional do Pronatec.
Para a solenidade de transmissão de cargo foram convidadas autoridades do município, estado e representantes do Ministério da Educação. Dentro da programação, haverá apresentação do guitarrista Zé Filho, que é professor do IFPB, e do coordenador do Grupo de Sax do IFPB, Draylton Siqueira. A dupla vai executar entre outras músicas, Tempos Modernos, de Lulu Santos. O Hino Nacional será interpretado pela professora Marinalva Firmino.
Doutor em Letras, na área de Literatura brasileira pela UFPB, Cícero Nicácio do Nascimento Lopes ingressou no IFPB como Técnico Administrativo, em João Pessoa no ano de 1993, quando ainda era Escola Técnica Federal, para logo depois, passar a lecionar a disciplina Língua Portuguesa.
Nicácio tem 15 anos de experiência em gestão acadêmica e administrativa e já ocupou as funções de Coordenador de Comunicação e Expressão, Chefe de Gabinete da Direção-Geral do antigo Cefet-PB e Diretor Geral do Campus Campina Grande (2007-2014).

Entre os primeiros passos de sua gestão, está a realização de uma Estatuinte, visando o planejamento estratégico para o próximo decênio. Esta semana o novo reitor entregou a portaria de nomeação de 80 servidores para cargos de direção e algumas funções gratificadas, outras nomeações serão publicadas nos próximos dias.