
Ao todo, serão destinados 298 mil reais para o financiamento dos projetos do Programa, os quais objetivam contribuir com o desenvolvimento das políticas públicas locais de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e Direito Humano à Alimentação Adequada, por meio do fortalecimento das ações de extensão, ensino e pesquisa realizadas no âmbito do Núcleo PENSO do CES/UFCG.
“A aprovação deste Proext é importante pelo fato de que a realização das ações incluídas na proposta pretende gerar um forte impacto na situação de insegurança alimentar, condições de vida e protagonismo da população cuiteense”, revela a professora do curso de Nutrição do CES e uma das coordenadoras do programa,
Vanille Pessoa.
Vanille Pessoa.
A docente destaca a valorização da aprovação do Programa no Proext 2015 por se tratar de algo que oferta os conhecimentos adquiridos pelos alunos e professores à população do município. “Trata-se de uma conquista importante em um campus de expansão, o qual se localiza em um espaço de vulnerabilidade que, por vezes, tem menor acesso aos serviços de uma maneira geral, contribuindo dessa maneira para viabilizar o objetivo de expansão da universidade que é o de contribuir com o desenvolvimento local e a superação dos problemas da comunidade”, declarou Vanille.
Núcleo PENSO do CES
O Núcleo PENSO do Centro de Educação e Saúde (CES) foi criado em outubro de 2012 pelas professoras Poliana Palmeira e Vanille Pessoa com o objetivo amplo de contribuir com o desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão no campo da nutrição em saúde coletiva. A partir de 2014 passou a contar com a atuação da professora Michelle Medeiros que ingressou na instituição no final de 2013.
Atualmente, o Núcleo desenvolve 7 projetos de extensão e 6 de pesquisa, contando com 12 bolsas do Programa de Educação Tutorial (PET-Nutrição), 12 bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (CNPq – ITI A) e 3 bolsas de extensão (Programa PROPEX).