Cícero Nicácio do Nascimento Lopes |
Está marcada para essa quinta-feira, 21 de agosto, a cerimônia de posse do professor Cícero Nicácio do Nascimento Lopes, como reitor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). A assinatura deve ocorrer no gabinete do ministro da Educação, Henrique Paim, em Brasília, durante a manhã.
Nicácio foi eleito no mês de junho e teve a escolha referendada pela presidenta Dilma Rousseff, com ato de nomeação publicado no Diário Oficial da União (DOU) no último dia 13 de agosto. A eleição ocorreu em dois turnos, sendo Nicácio o mais bem votado em ambos.
A cerimônia de transmissão do cargo do professor João Batista de Oliveira Silva para Cícero Nicácio está sendo programada para a próxima quinta-feira, 28 de agosto, às 19h. O ato solene deve ocorrer no Auditório da Reitoria, bloco de expansão da Casa Rosada, na Avenida João da Mata, 256, Jaguaribe.
Cícero Nicácio tem 49 anos e ingressou como Técnico Administrativo, em 1993, nos tempos da Escola Técnica Federal. Prestou novo concurso para professor para lecionar a disciplina de Língua Portuguesa. Ele tem Doutorado em Letras, na área de Literatura brasileira pela UFPB.
Já ocupou as funções de Coordenador de Comunicação e Expressão, Chefe de Gabinete da Direção-Geral do antigo Cefet-PB. Ele foi designado para ser diretor da unidade de Campina Grande, desde a sua criação em 2007. Foi eleito para esse cargo quando a Uned já estava transformada no Campus de Campina Grande.
Desde que o resultado da eleição foi divulgado até o momento da transição, o reitor eleito tem visitado todas as unidades do IFPB, colhendo elementos para a composição da nova equipe. Segundo Nicácio, o maior desafio é não retardar os projetos já em andamento. Uma equipe de transição já trabalha junto aos antigos pró-reitores para a transmissão de dados e materiais.
O novo reitor tem pela frente o desafio de comandar uma instituição com cerca de 26.000 estudantes, em diversos níveis e modalidades de ensino, além de mais de 1000 servidores, entre professores e técnico-administrativos. O IFPB hoje tem atuação em 10 campi, com projeto de expansão para outros sete municípios.
Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB
Foto: Luzivan Silva - programador visual do IFPB