17 de Julho: 246 anos de Fundação de Cuité - Jornal Diário do Curimataú
17 de Julho: 246 anos de Fundação de Cuité

17 de Julho: 246 anos de Fundação de Cuité

COMPARTILHE
Aeliton Clécio
Cidadesdomeubrasil / Isaac Leite -

Cuité, município no estado da Paraíba (Brasil), localizado na microrregião do Curimataú Ocidental. Área territorial de 758km². Segundo historiadores, foi no dia 17 de julho de 1768, que Caetano Dantas Correia e sua esposa Josefa de Araújo fizeram a doação de meia légua de terra na então chamada Serra de Cuité para a construção da Capela de Nossa Senhora das Mercês. Este documento é considerado a Certidão de Batismo de Cuité, pois foi através da capela que começou o povoamento da região. 

Leia mais notícias no Diário do Curimataú

Alguns monumentos e documentos reafirmam a data de 17 de julho como a data de fundação do município de Cuité, a exemplo do monumento encontrado na Praça Cônego José de Barros, ao lado da Igreja Matriz, em homengem a passagem do Bicentenário do Município de Cuité, bem como a Lei Municipal nº 729/2008, de 06 de agosto de 2008, que declara feriado o dia 17 de julho, tendo como base relatos de historiados locais que afirmam ser a data de fundação do território de Cuité. 


Em 1704, foi doada a primeira sesmaria do lugar, solicitada pelo Conde de Alvor, na mesma época, Caetano Dantas Correia recebeu a data Lagoa do Cuité. Acompanhado do seu irmão Simplício Dantas Correia, iniciaram a povoação e construíram a capela Nossa Senhora das Mercês, ficando a mesma subordinada à freguesia de Caicó, no Rio Grande do Norte, até 1801.