
Segundo Ministério da Saúde, Paraíba terá 51 médicos pelo programa.
Quatro médicos estrangeiros serão enviados para a Paraíba através do programa Mais Médicos, do governo federal. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde (MS) nesta quarta-feira (14), após o término da primeira etapa do processo de seleção de médicos. No total, 522 médicos graduados no exterior serão distribuídos pelas cinco regiões do Brasil.
O Ministério da Saúde já havia confirmado na semana passada que 42 médicos brasileiros haviam optado pela Paraíba no programa Mais Médicos, com a prorrogação do prazo de reopção dos municípios, o número subiu para 47. Somado ao número de médicos vindos do exterior, a Paraíba receberá 51 profissionais na primeira seleção do Mais Médicos.
Dos 90 municípios paraibanos cadastrados no programa do governo federal, 29 deles serão contemplados pelos médicos. O primeiro mês de seleção do programa Mais Médicos foi encerrado na última terça-feira (13) com a confirmação da participação de 1.618 profissionais, que atuarão em 579 municípios e 18 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).
Segundo o MS, os 522 estrangeiros que homologaram sua participação no programa atuam como médicos em 32 países, com destaque para 142 médicos formados na Argentina e 100 profissionais com diplomas da Espanha.
A emissão de passagens para o Brasil de 212 médicos de outros países já foi iniciada. Outros 310 aguardam, até sexta-feira, validação das embaixadas de seus países para o deslocamento e a atuação no programa. Esta etapa, assim como o resultado do médico na avaliação pelas universidades no módulo de três semanas, é condição para que o médico seja liberado para atuar no Brasil.