Odisseia católica: Jovens cruzam o Mundo para catar lixo no Nordeste brasileiro antes da JMJ - Jornal Diário do Curimataú
Odisseia católica: Jovens cruzam o Mundo para catar lixo no Nordeste brasileiro antes da JMJ

Odisseia católica: Jovens cruzam o Mundo para catar lixo no Nordeste brasileiro antes da JMJ

COMPARTILHE
Por Amanda Gabriel e Hermes de Luna, com a colaboração de Wallison Bezerra


Quando o jovem Martin Yang se misturar à uma multidão de missionários que chegaram ao Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude, dificilmente alguém notará sua odisseia. Foi a primeira vez que Yang deixou a ilha de Taiwan, sob o domínio da China, para viajar para outro país. Localizada no Oceano Pacífico, Taiwan chega a ser inalcansável para os católicos que recepcionaram o chinês no aeroporto de João Pessoa, capital da Paraíba, no Nordeste brasileiro.
Ele integra uma comitiva de cerca de 90 estrangeiros que voaram milhares de quilômetros para uma preparação missionária, antes de seguir para o Rio de Janeiro, na madrugada deste sábado. Na capital paraibana, misturou-se a compatriotas, espanhóis, tailandeses, colombianos e mexicanos. Todos com uma média de idade que variava entre 15 e 22 anos. "O Brasil é um país maravilhoso e os brasileiros são muito receptivos e acolhedores", elogiou.
Os jovens missionários passaram uma semana na capital localizada no ponto mais extremo das Américas. O grupo realizou ações sociais no bairro do Mandacaru, zona norte da capital paraibana. Auxiliaram, desde a última terça-feira (16), os catadores de lixo que trabalham nesse bairro, considerado um dos mais violentos da cidade. Na comunidade, no ano passado foi instalada uma Unidade de Polícia Solidária (UPS). Não foi registrado qualquer incidente nesse período de adaptação dos estrangeiros.
Todos foram recepcionados, na segunda-feira (15), pela paróquia Sagrado Coração de Jesus, do bairro de Mandacaru. Dez dias antes, a comunidade católica do Estado já havia recebido um grupo missionário composto por 59 franceses, que foram acolhidos por integrantes do Encontro de Jovens com Cristo (EJC) da Paróquia São Francisco, localizada no bairro mais populoso da cidade, Mangabeira (na zona Sul da cidade).
Os peregrinos vieram à capital paraibana para participar da Semana Missionária 2013, evento religioso que teve como objetivo preparar os católicos para a vinda do papa Francisco ao Brasil. O pontífice chega no Rio de Janeiro na próxima segunda-feira (22) e a Jornada Mundial da Juventude acontece entre os dias 23 e 28 deste mês.
Eles são integrantes do 'Magis', grupo missionário organizado pela Companhia de Jesus, juntamente com outras congregações religiosas, grupos laicos e províncias jesuítas de diversos países da América Latina. O objetivo do “Magis” é incentivar jovens peregrinos a ultrapassar fronteiras, sejam elas geográficas, sociais ou culturais. Além disso, a organização acredita que o envio de jovens em missão contribui para que eles possam vivenciar melhor a Jornada Mundial da Juventude.