'VERANICOS' PODEM CAUSAR FALTA DE CHUVA POR 15 DIAS NO SERTÃO DA PB - Jornal Diário do Curimataú
'VERANICOS' PODEM CAUSAR FALTA DE CHUVA POR 15 DIAS NO SERTÃO DA PB

'VERANICOS' PODEM CAUSAR FALTA DE CHUVA POR 15 DIAS NO SERTÃO DA PB

COMPARTILHE
Moradores precisam andar quilômetros para buscar o pouco de água que ainda resta em alguns açudes (Foto: Taiguara Rangel/G1)


Chuvas do verão podem não ser suficientes para
recuperar as reservas hídricas dos açudes do
estado (Foto: Taiguara Rangel/G1)

Temperaturas devem variar de 22ºC a 36ºC na região.
Precipitações podem não ser suficientes para recuperar açudes.

Um fenômeno meteorológico pode provocar a ausência de chuva por até 15 dias no Sertão paraibano, segundo informações da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). O “veranico” consiste em um período de estiagem acompanhado por um calor intenso - no Sertão, as temperaturas devem variar de 22ºC a 36ºC. O fenômeno, típico do verão, também é caracterizado por forte insolação e baixa umidade relativa.

De acordo com a Aesa, mesmo o período de janeiro a abril sendo o mais chuvoso no Sertão, Cariri e Curimataú, é possível que várias cidades dessas regiões não registrem chuvas por até duas semanas. “A população não precisa se preocupar, pois o veranico é considerado um fenômeno normal nesta época do ano. E os termômetros vão registrar temperaturas dentro dos parâmetros. Vai ser aquele calor habitual que o sertanejo está acostumado”, explicou o meteorologista da Aesa, Alexandre Magno.
No relatório da II Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Norte e Nordeste, divulgado na semana passada, os meteorologistas informaram que no período de janeiro a março de 2013, “a tendência é de que deverão ocorrer chuvas irregulares com padrões dentro da normalidade”.

Porém, o gerente executivo de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Lucílio Vieira, faz um alerta. “É possível que os eventos de precipitações no início do período chuvoso não sejam suficientes para a recuperação satisfatória das reservas hídricas dos açudes do estado, diante disso é imprescindível que a população use a água de forma racional”, avisa.

A previsão para as outras regiões é de que as temperaturas também fiquem dentro da normalidade nos próximos quatro meses: variando entre 24ºC e 32ºC no Litoral, 19ºC e 30ºC no Agreste e Brejo.

G1 PB