‘LEI SECA’ FLAGRA QUASE 500 MOTORISTAS EMBRIAGADOS - Jornal Diário do Curimataú
‘LEI SECA’ FLAGRA QUASE 500 MOTORISTAS EMBRIAGADOS

‘LEI SECA’ FLAGRA QUASE 500 MOTORISTAS EMBRIAGADOS

COMPARTILHE
Em menos de dois meses, a Operação Lei Seca já flagrou 453 motoristas dirigindo sob efeito do álcool, elevando para 1.375 o número de flagrantes em 2012. A Operação Lei Seca foi lançada pelo Governo do Estado, no dia 21 de setembro, a fim de integrar as ações de policiamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran).
Operação Lei Seca está em vigor desde 2008Até então, os dois órgãos agiam separadamente. Com a integração, as ações passaram a ser feitas com o apoio de viaturas identificadas e equipadas com computadores que permitem consulta online ao banco de dados do Detran, facilitando a verificação dos documentos dos veículos e condutores e agilizando a operação.
As fiscalizações também passaram a ser feitas com maior frequência nos bairros, considerando que vinham sendo realizadas, principalmente, na orla marítima, que é o local de maior concentração de bares e restaurantes.
As viaturas adquiridas pelo
Governo do Estado para a Operação Lei Seca também facilitaram o deslocamentos das equipes para os demais municípios paraibanos. Só na véspera do feriado da Proclamação da República, a Operação Lei Seca flagrou 44 motoristas dirigindo sob efeito do álcool e 4 foram presos.
A barreira policial foi montada na Avenida Tancredo Neves, em João Pessoa, das 22h da quarta-feira (14) até às 8h da quinta-feira (15). Foram aplicados 306 testes de alcoolemia e apreendidas 44 carteiras nacionais de habilitação. A operação também apreendeu 18 veículos, sendo 15 por licenciamento em atraso e aplicou um total de 76 notificações.
Redução da violência - Nos últimos anos, o Governo de Estado vem investindo parte dos recursos arrecadados pelo Detran com multas de trânsito e taxas de serviço em ações de educação e policiamento que já refletiram na redução do número de acidentes.
O último balanço, divulgado pelo Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, revelou que o número de vítimas de acidentes de trânsito atendidas entre janeiro e outubro deste ano, caiu 9,21%, em comparação com o mesmo período de 2011.

Portal Correio